A terapia fotodinâmica trata-se de um processo fotoquimico,dependente de uma irradiação de luz adequada, sendo uma das opções mais eficazes para o tratamento de lesões de pré-câncer de pele e de câncer de pele não- melanoma,o tratamento permite a visualização por parte do dermatologista de lesões que possam passar desarpercebidas, ao exame clinico. Pode também ser uma alternativa não cirúrgica, em paciente com lesões pequenas ou contra indicação cirurgica.
O diagnóstico do câncer de pele é bastante simples de ser feito.Basta para isso,o conhecimento dos sinais de alerta como: Uma ferida que não cicatriza,uma pinta que apresenta assemetria,aumento de tamanho ( >6,0mm),bordas irregulares,várias cores ou mudanças na cor,relevo ou sagramento. O autoexame da pele pode ser realizado frequentemente,até mesmo antes ou durante o banho. E um exame clínico dermatológico anual é recomendável,principalmente para indivíduos que apresentem um risco mais elevado para o câncer de pele.
Pessoas com a pele e olhos claros,que quando se expõe ao sol frequentemente se queimam e raramente se bronzeiam.Que já foram acometidos ou que tenham familiares (pai,mãe,irmãos,tios e avós) que portem câncer de pele e que possuam mais de 50 pintas pelo corpo,apresentam um risco maior.além da predisposição genética,um dos principais fatores desencadeantes do câncer de pele são os raios ultravioletas emitidos pelo sol e por algumas lâmpadas.
Medidas de fotoproteção,como abrigar-se na sombra e o uso de roupas adequadas,de bonés de aba larga e de filtros solares,são eficazes na prevenção dos efeitos maléficos dos raios ultravioleta.